RESENHA CRITICA
Anna Maris Pereira de Moraes – Introdução à administração 3ª edição São Paulo: Prentice Hall, 2004; pág 24 à 28.
Os Textos retirados do livro acima abordam a evolução, transformação e as dificuldades de implementação das novas práticas e processos administrativos nas empresas brasileiras, apontando alguns pensamentos de cientistas sociais onde seus conceitos clássicos e estruturas tradicionais estão sendo adaptadas a nova era empresarial que se caracteriza pela internacionalização e complexidade dos negócios em um mundo cada vez mais globalizado, além de citar claramente características específicas da realidade empresarial do país e a adaptação do administrador brasileiro para se encaixar no novo conceito de executivo a um novo cenário na administração moderna.
Partindo da premissa de que as técnicas e os procedimentos administrativos sofreram grandes transformações, é que uma das maiores empresa brasileiras de serviços de tecnologia precisou estabelecer mudanças profundas em suas operações para incrementar a qualidade de seus serviços. E para tanto resolveu mudar algo muito difícil em sua empresa, a sua cultura acreditando que somente melhorando a atitude das pessoas comprometidas com a empresa poderiam melhorar a qualidade. Assim utilizou novas práticas organizacionais baseadas em princípios éticos e valores deixando de exaltar o sucesso e os resultados que foram substituídos por honestidade, comprometimento e impecabilidade tornando assim a empresa mais eficiente. Tais práticas foram adotadas da cartilha de consultor argentino Fred Kofman. Essa é a nova realidade do setor empresarial brasileiro.
A administração tem buscado, ao longo dos tempos, estabilidade, segurança e constância de padrões de comportamento por meio do desenvolvimento, importação ou adaptação de modelos, técnicas, recursos e processos diversos que garantam aos