Resenha critica
1. Informações Bibliográficas
Título: Mudar e Vencer
Editora: Gente (Livro com 120 páginas, compilado em 19)
Local de publicação: São Paulo, 1999
Autor: Paulo Gaudêncio
2. Dados sobre o Autor:
- Perfil básico: Médico psiquiatra pela Faculdade de Medicina da USP, psicoterapeuta de grupos e em atendimento individual.
- Principais obras publicadas na área: Contos da Alma, Mena t work, Minhas razoes, tuas razões e outros.
3. Resumo:
O autor, salienta a importância de se estabelecer objetivos concretos, com prazo definido e, aconselha as pessoas a efetuarem um espécie de "folha de planejamento diário". Ou seja, planejar diariamente as ações que você precisa exercer para alcançar seus objetivos.
O autor ainda enfatiza o quão importante é alimentarmos nossa auto-estima. Aprendermos a refrear nossas emoções negativas, tornando-nos sujeitos proativos e, não permitindo que opiniões alheias de cunho negativo venham nos tirar do foco de nossos reais anseios.
Ele nos ensina que, muitas vezes, se faz necessário reprogramar nossa mente. Devemos aprender a perdoar os outros e, sobretudo a nós mesmos, pelos erros cometido no passado. Desligando-se do passado, focando-se no presente, reeducando seus pensamentos, linguagem gestual e oral, no sentido de valorizar o lado positivo da vida e de si mesmo, o homem pode mudar e chegar à vitória.
O texto também relata o poder que o entusiasmo exerce sobre nós e sobre os que nos rodeiam.
Contudo, confiar num poder maior, que o autor destaca como sendo o Universo e, para muitos se traduz como "Deus" e, à partir daí, confiar plenamente em si mesmo é o ponto de partida para realizar mudanças significativas. Esta, porém, não é uma tarefa fácil, mas possível se cultivada constantemente.O caminho do sucesso é feito de pedras e flores, cabe a nós, retirar de cada uma sua verdadeira beleza.
4. Posicionamento Crítico
Ler esse livro foi muito interessante, porque ele nos faz parar por um momento para