Resenha critica vesentini
Texto: Educação e Ensino de Geografia: Instrumentos de dominação e/ou de libertação - José William Vesentini
O tema geral do texto se trata de uma mesa-redonda sobre educação ou como cultura ou como ideologia.
Definindo-as Cultura é um conceito formado não só por ideias, mas por praticas e construções do que se torna o que é o ser humano.
Já Ideologia é aquele ponto de preocupação com a conservação e manutenção das coisas, e também para uma linha de pensamento voltado para o novo.
Contudo vemos uma grande dificuldade em se trabalhar com esses dois fatores sobre educação, por serem ao mesmo tempo polemico e pronto para ser divulgado.
O autor procurou falar do tema sem desvirtua-lo, pois sua posição para com a educação e ao ensino é que os dois podem ser tanto de dominação como de libertação. O sistema escolar como dominação é sempre muito estudado, principalmente por sua construção e afins. Pois esse termo foi construído pela burguesia na época em que se tornava hegemônica. Por esse motivo que o sistema escolar foi e ainda é funcional e estratégico para a reprodução da sociedade capitalista.
Também se comentou sobre a importância da escola na sociedade moderna, pois faz com que sejam assimilados novos hábitos e valores.
Porém a escola também é um instrumento de libertação, fazendo com que se desenvolva o raciocínio, e o pensamento critico das pessoas para se expandir a cidadania.
O direito a escola foi conquistado por pressões populares, contra a posição da burguesia, para poder se ter o mínimo de educação formal. Ou seja, a liberdade de criar, inovar que acaba se tornando algo indispensável para um bom ensino.
O papel do ensino de geografia na passagem do século XX para XXI viveu uma crise de ideias, baseada na crise que acontecia no mundo socialista e o avanço da terceira revolução industrial.
Como podemos observar com as revoltas acontecendo, e as indústrias aparecendo, se fez necessário que houvesse mãos de obra mais qualificadas e