resenha critica tempos modernos
Aluno: Anacleto Kronbauer Junior
Quando temos em mente um processo ou gestão, logo nos vem em mente pessoas, que é quem realmente faz acontecer. Pois mesmos que exista uma empresa totalmente automatizada, o que é pouco provável que exista, terá que ter alguém para dar os comandos das maquinas.
Mas com o passar dos tempos o conceito de pessoas dentro das organizações estão sendo modificados. Ao abordarmos o filme Tempos Modernos (Charlie Chaplin; 1936) temos uma critica aos meios de gestão utilizados nesta época, onde pessoas eram simplesmente consideradas uma extensão da maquina. E Chaplin deixa isto claro no começo do filme onde ele representa o funcionário de uma fabrica, em que trabalha em condições desumanas ao ponto de vista dos dias de hoje.
Mostra também o descaso com os funcionários por parte do gerente, onde ele esta preocupado com o aumento da produção sem dar importância para as pessoas que lhe dão essa oportunidade. Claramente observamos isto no trecho onde ele quer comprar uma maquina para alimentar os funcionários mesmo sem eles pararem de produzir. E também quando o vendedor desta maquina, quando ela apresenta um problema e começa a machucar o funcionário que a estava testando, e ele se preocupa somente com a maquina, deixado a cobaia em condições de extrema frustração.
Quando Noel Rosa(1910-1934) escreveu uma de suas musicas mais famosas, Três Apitos(1933), nos dois primeiros estrofes ( quando o apito da fabrica de tecidos vem ferir os meus ouvidos), ele imprime o sentimento de desprazer de alguém ir para o serviço. Que ligando com o filme podemos que quem era funcionário naquela época não tinha uma vida feliz.
Bom, não é por menos que o filme também mostra a revolta dos funcionários contra as condições de trabalho, que de fato ocorrera naquela época. Também mostra o funcionário representado por Chaplin tendo um colapso nervoso, devido a tais condições.