Resenha critica tempos modernos
Conforme mostra no filme os funcionários tinham que aumentar cada vez mais sua produtividade nas indústrias e assim eram cada vez mais explorados, pois não tinham os seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem cada vez mais, essa jornada escrava deixava-os cansados ou neuróticos parecendo robôs humanos com isso aumentava a produção o que trazia benefício para classe dos patrões.
Vimos que essa luta por carga horária menor, o aumento de salário e boas condições para trabalhar não existe há pouco tempo, mas desde a Revolução Industrial.
A frase do início do filme resume a idéia que o autor deseja passar: “Tempos Modernos. Uma história sobre a indústria, a iniciativa privada e a cruzada da humanidade em busca da felicidade.”
O filme Tempos Modernos retrata o abusivo regime trabalhista, onde as pessoas trabalhavam muito e ganhavam muito pouco. Mostra a enorme diferença entre a classe trabalhadora e os burgueses, evidenciando a exploração nas categorias operacionais das empresas. Devido a uma carga horária de trabalho exagerada os operários trabalhavam como robôs, isso os leva ao stress.
A exploração era grande para que a produção aumentasse, mas o salário que essas pessoas recebiam pelos seus trabalhos muitas vezes não cobria o preço de necessidades básicas para uma vida digna.
O filme também mostra a troca de trabalho humano pelo trabalho de máquinas, onde poderiam reduzir o número de funcionários e com essa troca diminuiria também o tempo de fabricação e o valor gasto.
Embora a classe operária passe por todas essas explorações e humilhações, eles ainda sonham em ter sua casa própria, constituir família e participar da vida social. Só que na maioria das vezes esses