Resenha Critica Sobre O Texto De MILE DURKHEIM
Danilo Ignacio de Oliveira O Texto de Durkheim começa tentando definir o que seria fato social, e diz “que os fatos sociais são quase todos os fenômenos que se passam no interior da sociedade e que apresentem, além de certa generalidade, algum interesse social”. Porém, existem fatos que apresentam interesses sociais, mas se fossem considerados todos os fatos sociais a sociologia não teria objetivo próprio. Ele explica que existem determinados fenômenos que possuem características únicas e que não são estudados por outras ciências, e esses sim podem ser denominados fatos sociais, como por exemplo: Os deveres de irmã, de esposo, de cidadão e etc. Com esses exemplos ele também explica uma das características do fato social, que é o fato de você não criá-lo e sim recebe-lós através da educação, ou quando nascemos algumas crenças e práticas religiosas já existem antes de nos e existiriam independentes de nos, daí nos tiramos nossa maneira de agir, pensar sem que seja percebido por nois.
Podemos ter nossa própria maneira de pensar e agir, porem muitas delas serão inibidas pelo simples fato que a sociedade tem sobre nos um poder de coerção de tais fatos que é muito pouco sentida. O fato de termos leis, de existir um idioma oficial e uma moeda, são formas de coerção dotadas de um poder exterior a nos que resulta muitas das vezes em nosso pensar e agir, vemos ainda que a maioria de nossas ideias e tendências não são elaboradas por nos, mas vem de fora. Então se conclui que são ideias ou tendências impostas a nos e somos vitimas de uma ilusão acreditando ser o que somos sem influência da sociedade.
Todavia é visto que tudo em que consiste o fato social é feito em práticas constituídas, ou seja, só existe fato social onde existe uma organização definida e com grande poder de coerção capaz de nos fazer agir contra nossa própria natureza. Se com o tempo esta coerção deixar de ser sentida, é