resenha critica princípios de administração cientifica
1. REFERÊNCIA
FREDERICK WINSLOW, Taylor. Princípios de Administração Científica.
7° ed. São Paulo, Atlas, 1976.
2. APRESENTAÇÃO DO AUTOR
Taylor Frederick Winslow nasceu em Germantown, nos Estados Unidos, no dia 20 de março de 1856. Seus pais gostariam que ele se formasse em Leis, na universidade de Harvard. Mas Taylor por apresentar problemas de visão teve que desistir dos estudos. Teve muita experiência na área mecânica e administrativa em diversas empresas. Teve uma careira brilhante até ser nomeado Presidente da Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos.
3. BREVE SÍNTESE DA OBRA
O livro é constituído de métodos de aplicação da Administração Científica, em diferentes áreas do mercado de trabalho. E como podemos por isso em prática no nosso dia a dia.
No primeiro capítulo explica o principal objetivo da administração, que é proporcionar o máximo de prosperidade ao empregador e ao empregado. Fazendo com que ambos entendam que seus objetivos são iguais e que só com colaboração poderão chegar lá. O empregador em produzir mais com qualidade e o empregado em melhores condições de trabalho e maior remuneração. Em uma empresa não vai existir por muito tempo a prosperidade do patrão se o empregado não estiver satisfeito. Pois com o tempo ele vai desanimar, diminuir a produção e a qualidade. Agora se só a prosperidade do empregado existir, com o tempo o empregador vai ter que cortar custos, aumentar a produção sem aumentar os salários. Para que isso não aconteça é necessário formação e aperfeiçoamento. Formando uma maneira do funcionário executar seu serviço com mais qualidade e quantidade sem prejudicar suas condições físicas.
A vadiagem no trabalho: é muito comum, os funcionários não produzem nem 50% do que são capazes. Se algum tentar se esforçar mais é ameaçado pelos colegas. As causas são as seguintes:
Primeira – a maior produtividade do homem e da máquina poder gerar desemprego. O que não ocorreria, pois com maior produtividade