Resenha Critica Piscologia Da Educa O
717 palavras
3 páginas
FACULDAE INTEGRADA DO BRASIL-FAIBRAESTUDANTE: Aleelba Jesus De Melo
ORIENTADORA: Dara Priscila Machado Souza
MATERIA: Psicologia da Educação
BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologia. Introdução ao Estudo da psicologia. São Paulo. Saraiva, 2002,13ª ed.
Pag.
Citação
Comentário
31
“Compreender, em profundidade, algo que compõe o nosso mundo significa recuperar sua historia. O passado e o futuro sempre estão no presente, enquanto base constitutiva e em quanto projeto”.
Por trás de toda e qualquer coisa que exija entendimento e compreensão existe uma história. É preciso conhecer profundamente o mundo em que vivemos para compreendermos todas as etapas de evolução a qual tudo foi submetido para chegar ao que é hoje.
32
A historia do pensamento humano tem um momento áureo na Antiguidade, entre os gregos, particularmente no período de 700 a. c.
A psicologia primordial teve início com os gregos, que eram o povo mais evoluído nesse período de 700 a.c. As condições econômicas e sociais da Grécia Antiga propiciaram o início da reflexão sobre o homem.
32
As riquezas geraram crescimento, e este crescimento exigia soluções praticas para arquitetura, para a agricultura e para soluções praticas para arquitetura, para a agricultura e para a organização social.
Essas riquezas vinham da manutenção das cidades polis que mantinha a elite da Grécia antiga naquela época. Na Grécia Antiga, existiam conflitos pela disputa de terra, alimentos e mulheres, as tribos mais fortes atacavam as mais fracas em busca de comida e mulheres, e fazia os homens mais fortes fisicamente de escravos, produzindo riquezas; e tais riquezas geravam avanços que permitiram ao cidadão ocupar-se das coisas do espírito.
32
“Alguns homens, como Platão e Aristóteles, dedicaram-se a compreender esse espirito empreendedor do conquistador grego, ou seja, filosofia começou a especular em torno do homem e da sua interioridade’’.
Platão e Aristóteles foram os primeiros a dedicaram-se a compreender esse espírito