Resenha critica palestra jorge amado narrador do brasil
INTRODUÇÃO
A palestra do Dr. Eduardo Assis Duarte aborda o tema: Jorge Amado, narrador do Brasil! Nesse ano do centenário de um dos autores Brasileiros mais conhecidos no mundo, falar de Jorge é inevitável.
Escritor, formado pela faculdade de Direito do Rio de Janeiro, Jorge nunca exerceu a profissão. Dedicou sua a vida a mostrar em seus romances a realidade brasileira, foi militante político e participou diretamente de episódios importantes da história Brasileira. Foi preso, exilado, proibido de publicar sua obras e nada disso nunca abalou sua vontade em mostrar a Bahia, o Brasil que ele tanto amava.
Por mais que seja um tema que por si só já chama atenção, o palestrante ao falar de Jorge e de suas obras faz com que ,a imaginação dos ouvintes viaje em toda a história,em toda magia que é a vida desse que foi e é uma pessoa de suma importância para esse nosso país que como ele mesmo citou: “ Não é só um país bonito por natureza, é um país com problemas que ainda se agravam”.
ATUALIDADE DO TEMA
2012, ano do centenário de Jorge Amado. Se estivesse vivo , nosso amado escritor teria completado em 10 de Agosto, um século. Como não falar de Jorge? Essa pessoa de origem humilde (o pai dele era rico, na palestra informou isso!!) que fez parte ativamente de fatos importantíssimos da nossa história.
Mesmo depois de ter nos deixado, Jorge é e será por toda história elemento de conversas e tema de palestras, seminários e teses. Sua vida, suas obras, tudo o que envolve o autor fisga o ouvinte em qualquer que seja a situação.
E para os alunos da UNIJORGE (Centro Universitário Jorge Amado) é importante e interessante saber um pouco da história desse que da nome a nossa instituição.
RESUMO
Palestra: Jorge Amado, Narrador do Brasil. Jorge Amado de Faria nasceu no dia 10 de agosto de 1912,em Ferradas distrito de Itabuna – BA. Aos 16 anos emprega-se como repórter policial no "Diário da Bahia".Em 1931, aos 18 anos,