Leitura e Produção de Texto
Centro de Educação Distância
Curso de Pedagogia
Bauru – Unidade Norte - SP
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue com requisito para conclusão da disciplina “Estrutura e organização da Educação Brasileira”, sob orientação do Pofessor-tutor à distância: Fernanda Tamborim Montez Borges.
Bauru - SP
2013
CONCEPÇÃO DE LEITURA
O ato de ler geralmente é relacionado com a escrita, onde o leitor é visto como um decodificador da letra. A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a “compreender” o mundo a nossa volta. A atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato interpretar e compreender o que se lê.
“Para mim, a leitura não é uma diversão, é algo que me constrói. A biblioteca me permitiu imaginar filmes, fazer meus próprios filmes como se eu fosse um diretor. Ia com frequência para ler histórias em quadrinhos, mas parava nos livros. Às vezes, lia o resumo de livros grossos e densos, imaginava a história; lia a primeira página, a primeira linha e presumia tudo o que se passava”. (PETIT, Michèle. Tradução: SOUZA, Celina Olga de. Os Jovens e a Leitura – Uma nova perspectiva. Pág. 32. 34 Ed. São Paulo: Editora 34. 2008)
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
As estratégias de leitura dizem às normas utilizadas pelo leitor para facilitar a compreensão das informações de um texto. Algumas pessoas encontram dificuldades em ler, acham cansativos e monótonos. Isso acontece porque na maioria das vezes