Resenha critica MÉTODOS DE CUSTO ADOTADOS PELA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
FIA – São Paulo, 19 de agosto de 2014.
Resenha critica sobre artigo acadêmico publicado:
MÉTODOS DE CUSTO ADOTADOS PELA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E SUAS INFLUÊNCIAS NA DECISÃO DE PROMOVER UM PRODUTO
Publicado: REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO MACKENZIE - Ano 1, n.1, p. 127-142
Produzido por: ARMANDO BERNARDINELLI Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, WALTER MIYABARA Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e S Í LVIO POPADIUK Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Link: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/7
Resumo
A escolha deste artigo deu-se por conta dele tratar da indústria farmacêutica, ramo que eu atuo hoje, a fim de complementar os ensinamentos obtidos na sala de aula explorando uma visão ainda mais dedicada a este mercado.
Será uma oportunidade de analisar os métodos de custeios utilizados na indústria farmacêutica e resumi-los, meu objetivo é dar uma visão crítica a efetividade dos métodos utilizados, com base no conhecimento adquirido no curso.
Introdução:
O artigo nos apresenta inicialmente um cenário austero que exige uma grande eficiência nos métodos de custeio, uma vez que as margens são pressionadas pelo processo de globalização e competição.
No meu ponto de vista, adicionaria que o fato da globalização pressionar as margens também advém da necessidade de subsidiárias em mercados emergentes como o Brasil, precisarem gerar maiores remessas de lucro para compensar a diminuição das margens em países maduros, por conta da recessão econômica e da perda de patentes nestes mercados estabelecidos.
Com isto posto os métodos de diminuição de custos de produtos farmacêuticos, parece ser a chave para aumento das margens, mesmo por que a maioria dos medicamentos tem seu preço controlado.
Métodos de custeio:
O artigo apresenta uma pesquisa de alguns métodos de custeio que podem ser vistos na figura abaixo, o