Resenha critica: Multiplo uno
Conceitos Geográficos: concepções e significados
Gustavo Treméa Kothe
Chapecó, Maio de 2015 Dirce Maria Antunes Suertegaray, nos traz a definição de alguns conceitos geográficos sob várias concepções. Estes conceitos são instrumentos fundamentais e a base para o conhecimento geográfico. Durante seu texto, já que é necessário conhecer o universo da discussão que circunda as categorias de análise que são utilizadas nas pesquisas sobre o assunto, estabelece questionamento e discussão na direção do campo teórico.
Para iniciar, Suertegaray define espaço geográfico como um aglomerado de sistemas, analisados em um quadro único no qual a história se passa. Segundo ela, o conceito de “espaço geográfico” é utilizado para delimitar a geografia, já que é “um todo” e relaciona natureza e sociedade.
A autora utilizou as ideias de Troll, Bertrand, e Milton Santos, para analisar o conceito de paisagem sob duas formas. Uma como um retrato das interações do homem e de uma combinação de fatores com o meio, indo além do limite visual, e em contínua mudança. E outra como o conjunto apenas de formas, que expressam o resultado das relações entre homem e natureza. A paisagem se constitui como uma realidade atual construída através do acúmulo de acontecimentos, intervenções e interações, e está relacionada a tudo que os sentidos humanos podem perceber e apreender da realidade de determinado espaço geográfico ou parte dele, ou seja, está relacionada à sensibilidade humana.
Para o conceito de território fez-se menção à Ratzel, Heidrich, e Souza. Historicamente, território era definido como uma área dominada por determinada população, delimitado somente a partir de relações de poder, sendo as fronteiras territoriais essenciais, por delimitar a área alcançada por essas relações. Contemporaneamente, relaciona-se também a sociedade. A citação de Souza (1995 p.87):
“territórios são no fundo relações sociais projetadas no espaço”