RESENHA CRITICA - LIVRO AS TRÊS ECOLOGIA
ANTONIA SIMONE SOARES DA SILVA
PEDRO LEVY COSTA CATUNDA FARIAS
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO “AS TRÊS ECOLOGIAS” DE PIERRE FÉLIX GUATTARI.
Trabalho apresentado como requisito parcial para avalição da disciplina de Introdução a Metodologia Cientifica do Curso de Ciências Biológicas – Modalidade: Licenciatura, pela Universidade Federal do Piauí – UFPI.
Profº. Tássio Marcílio Francisco Gomes
PICOS – PI
2013
Referências: GUATTARI P. F., As Três Ecologias, 20ª ed., Tradução: BITTERNCOURT M. C. F., Campinas, SP, Papirus, 1990.
Pierre Félix Guattari, 1930 – 1992, psicanalista e filosofo, inicio sua careira em 1953 na Clinica La Borde, durante 40 anos fez parte do quadro de animadores da clinica. Suas obras são marcadas pela presença constante de aspecto natural, social, subjetiva e tecnológica. Com um acervo contemplado de obras magníficas como: Revolução Molecular 1977; Anti-Édipo 1972; Psicanálise e Transversalidade 1972; Chaos-osmose 1992 entre outras. O trabalho abordado reflete o estudo voltado para as áreas psicológicas, esquematizando a vida acadêmica de Pierre na qual manifestou interesse nas áreas da saúde e ciências humanas, influenciado pela experiência em ter participado do seminário ministrado por Jacques Lacan, encontrou sua verdadeira vocação na área da psicologia. Durante sua trajetória de vida Guattari trabalhou na Escola Freudiana de Paris e na Clinica La Borde, lançando grandes obras literárias, além de pesquisas e criticas as teorias Édipo e Freudiana. O intuito de suas obras convida-nos a pensar na necessidade de transformação de consciência imediata para que não fiquemos à mercê do colapso praxista.
Fixando seus conceitos nas dimensões políticas, econômicas, sociais, históricas e nas novas tecnologias. Agregando ainda aspectos da Terceira Revolução Industrial, como a informatização, robótica, biotecnologia, energia nuclear e solar, meios de comunicação,