Resenha critica filme a vila
Turma: D5
Resenha Crítica do Filme "A Vila" O filme “A Vila” (The Village, titulo original) é um filme norte-americano de suspense de 2004, escrito e dirigido por M. Night Shyamalan. O enredo do filme se trata de um pequeno grupo de pessoas que funda uma vila em um lugar remoto da Pensilvânia, onde buscam manter as pessoas desse lugar longe da violência e da dor das grandes cidades. A comissão, formada pelos anciões, possui um segredo: para manter as pessoas na aldeia, inventaram uma história de que há criaturas do mal que rondam a floresta e que por causa disso, ninguém deve deixar a aldeia. E através dessas criaturas que os anciãos da vila criaram um mecanismo de manutenção do poder simbólico-político sobre os demais membros.
A sustentação da “verdade” disseminada na comunidade estabelece a criação de varias regras restritiva, entre as quais: um pacto entre os habitantes e as criaturas malignas de que ninguém vai invadir o território do outro. Há, ainda, vários postos de vigilância para afugentar as criaturas como também para criar nos membros da comunidade uma sensação de estar sempre sendo vigiado assim ninguém tentará fugir. As seguintes características sociológicas estão contidas no filme:
- A instituição da ignorância: os jovens da Vila (nos quais nasceram na Vila já formada), não conhecem às cidades nem a civilização e vivem sob o manto de um segredo.
-O toque do sino avisando uma ameaça de invasão que nunca se concretiza para além da morte de alguns animais;
- Os locais de refúgio, em cada lar, para a ocasião, sempre iminente, da invasão das "criaturas da floresta";
- Não permitir coisa alguma com a "cor proibida" (vermelho);
- O uso de uniformes de cor amarela para andar nos arredores necessários da floresta;
- A demarcação do território da vila pela pintura amarela das árvores.
O homem é um ser social, até mesmo as sociedades mais primitivas, se relacionavam entre si. Mesmo fazendo guerra, as sociedades