Resenha critica cap31
1481 palavras
6 páginas
RESENHA CRÍTICA CAPÍTULO 31EVOLU ÇÃO DO DIREITO POSITIVO
Os juízes nos primeiros tempos eram os sacerdotes pois eram guardados com eles segredos as regras jurídicas .nesse tempo não existiam códigos ou leis.o direito tornou –se o conjunto de decisões judiciais,casuísticos,mantido ainda em segredo,surgindo o costume jurídico.Em algumas comunidades a indiscrição tornou-se publica .Então das sentenças surgiu a lei .A medida que as relações jurídicas multiplicaram-se tornou incertos os costumes,sendo então compilados por sacerdotes ou por determinação real.
O direito primitivo era respeitado religiosamente ,não só pelo temor as suas sanções draconianas e desumanas como também por medo da ira de divindade.onde declaravam ter recebido as suas leis de uma divindade.
Os julgamentos de deus sob forma de prova do fogo de veneno ou duelo,eram empregados para descobrir os responsáveis pela falta.o direito já evoluindo muito tendo ultrapassado a lei de talião (DENTE POR DENTE,OLHO POR OLHO).
FORMALISMO DO DIREITO ARCAICO
O formalismo ,o cerimonial,caracterizava o direito arcaico prevalecendo as formas,atos simbólicos ,gestos,palavras sagradas e os rituais sobre o contéudo de atos .onde todos os direitos eram apenas aos chefes de família e aos outros pertenciam-se apenas os deveres.
Foi esse direito que permitiu a coesão do grupo social.
O formalismo por largo tempo ,que a norma judicial fosse visível .mais tarde os homens se libertou do arcaico,não totalmente pois ate hoje ainda usamos palavras e atos como por exemplo o casamento o contrato de compra e venda.
DIREITO EGIPCIO
Na civilização egípcia predominou a religião ,as terras eram de propriedade dos reis ,as obrigações eram seladas com juramentos em nome do faraó,tinha a crença da vida após a morte .atos jurídicos eram celebrados em documento duplo,sendo o original fechado ,lacrado e arquivado ,e a copia circulava ,o original só era aberto quando colocavam a copia em duvida a autenticidade da mesma.
Os