Teoria dos sistemas
Origem da Teoria de Sistemas
A teoria de sistemas (TS) é um ramo especifico da Teoria Geral de Sistemas (TGS), com ela a abordagem sistêmica segou a partirda década de1960 e tornou-se parte integrante dela. A teoria não busca solucionar problemas ou tentar soluções praticas, mas produzir teorias e formulações para aplicações na realidade empírica.
A TGSsurgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy, que critica a visão que se tem do mundo que é dividida em diferentes áreas, como Física, Química, Biologia, Psicologia, Sociologia etc.e os espaços vazios entre elas (áreas brancas),a natureza não esta dividida em nenhuma destas partes. A TGS afirma que se estudar o sistema globalmente, envolvendo todas as interdependências de suas partes. Tais como agua é diferente do hidrogênio e do oxigênio que a constituem. Afloresta é diferente das arvores, etc.
A TGS fundamenta-se em três premissas básicas, a saber,
1- Os sistemas existem dentro dos sistemas; Cada sistema é constituído de subsistemas e ao mesmo tempo, faz parte de um sistema maior, o supra sistemas. Cada subsistema pode ser detalhado em seus subsistemase assim por diante.
2- Os sistemas são abertos; É uma decorrência da premissa anterior. Cada sistema existe dentro de um meio ambiente constituído por outros sistemas e são caracterizados por um processo infinito de intercambio com o seu ambiente para trocar energia e informações.
3- As funções de um sistema dependem de sua estrutura; Cada sistema tem um objetivo ou finalidade que constitui seu papel no intercambio com outros sistemas dentro do meio ambiente.
A Teoria de Sistemas (TS) se opõeao mecanismo que divide organismos em agregados de células, células em agregados de moléculas, moléculas em agregados de átomos e o comportamento humano em um agregado de reflexos condicionados e incondicionados. O conceito de sistemas passou a dominar as ciências e principalmente, a Administração.
Conceito de Sistemas
O conceito