Resenha Critica, Caminhando com o Homem das Cavernas
BBC : Caminhando Com O Homem Das Cavernas, gênero: documentário, ano de lançamento: 2003,qualidade: DVDRip, formato: Avi, áudio: inglês, legenda: português, tamanho: 1.36 GB.
O documentário “Caminhando com o homem das cavernas” (“Walking with cavemen”) da BBC descreve e retrata as possíveis espécies ancestrais ao Homo sapiens, procurando instigar o telespectador a pensar em quem teria dado origem ao homem atual, de acordo com a evolução mostrada no documentário, tendo assim o objetivo de explicar de forma fácil e acessível, toda a longa trajetória de desenvolvimento dos hominídeos, até chegarem aos dias de hoje. Informando as diferenças entre as espécies e suas semelhanças com os homens atuais, fazendo pela linha do tempo uma viagem pelo passado para que possamos conhecer nossos ancestrais. Inicia-se com a exposição da primeira espécie de homem-macaco, o Australopithecus afarensis, descoberto na Etiópia em 1974 pelo antropólogo americano Donald Johanson e batizado de “Lucy”, pois se tratava do esqueleto de uma fêmea. Ele concluiu então que a espécie viveu na África há aproximadamente 3.5 milhões de anos, no período Plioceno. E é a partir de Lucy,que explicam sobre os Australopitecus,viveram em uma época em que a crosta terrestre vivia em mudanças constantes, ou seja, mudanças em todo seu hábitat. E isso se nota não apenas nessa parte do documentário, mas em inúmeros outros, que a capacidade de se adaptar as mudanças ocorridas que dita quem sobreviverá e quais características serão passadas de gerações para gerações. Essa espécie já andava, e, portanto tinha mais facilidade de locomoção, mais agilidade e mais capacidade de avistar o alimento, porém, por estar em pé, também era avistada por seu predador, tendo, portanto, pouca segurança.
Muitos anos depois do aparecimento do Australopitecus, outras espécies surgiram, o boisei e o homo habilis. Ambos, apesar de terem vivido na mesma época, possuem muitas diferenças, porém em um ponto se