Resenha Cr tica T picos IV
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UFPB VIRTUAL
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS – LICENCIATURA A DISTÂNCIA
CAMPUS III BANANEIRAS – PB
PROFs.: M.Sc. Elizandra Ribeiro de L. Pereira e D.Sc. Marcos Barros de Medeiros
TUTOR: Maganez dos Santos Vieira
DISCIPLINA: Tópicos Especiais IV - Trofobiose e Proteção de Plantas
ALUNO (A): Ariane Benedictis Carvalho
MATRÍCULA Nº: 91114238 PÓLO: Esplanada-BA
DATA: 01.03.2014
TAREFA 1 – Resenha Crítica
A teoria da trofobiose nos revela que uma planta que está bem nutrida e saudável não irá ser atacada por pragas e doenças. Portanto é mais coerente trabalharmos na obtenção de um solo equilibrado, com uma diversidade de macro e micronutrientes.
Investindo na nutrição das plantas teremos mais resultados positivos do que nos preocupando antecipadamente com defensivos. A preocupação inicial deve ser direcionada para todos os recursos que você pode vir a dispor para alimentar de maneira mais saudável e eficaz suas plantas. Quando as pessoas intoxicam suas plantas com quantidades excessivas de N-P-K ou uréia, estão sobrecarregando o vegetal com alguns dos nutrientes mais importantes e deixando de fornecer micronutrientes fundamentais tornando-as fracas.A agricultura convencional é nada mais que um modo agrícola onde prevalece a busca da maior produtividade através da utilização intensa de insumos externos,o que a curto prazo trás resultados econômicos visíveis como o aumento da produtividade e eficiência agrícola.
Agrotóxicos são produtos e agentes químicos ou biológicos cuja finalidade é alterar a composição da flora e da fauna a fim de preservá-la da ação danosa de seres vivos considerados nocivos, Quando bem utilizados, os agrotóxicos impedem a ação de seres nocivos, sem estragar os alimentos. Porém, se os agricultores não tiverem alguns cuidados durante o uso ou extrapolarem no tempo de ação dos agrotóxicos, eles podem afetar o ambiente e a saúde.
Em