ANATOMIA 2 DAS AVES ESCRITO
O coração apresenta quatro câmaras dois átrios e dois ventrículos, que se encontram completamente separadas; e suas hemácias são nucleadas (apresentam núcleo) e ovais, diferentemente dos mamíferos. O coração funciona como uma bomba propulsora, impulsionando o sangue através dos vasos sanguíneos. Os vasos sanguíneos são estruturas tubulares que conduz o sangue do coração para outros órgãos e tecidos.
Possui circulação fechada dupla que é quando o sangue passa duas vezes pelo o coração. O sangue venoso não se mistura com o arterial. A ave apresenta uma maior disponibilidade de oxigênio e consequentemente, uma maior disponibilidade de energia para conseguir manter a temperatura do corpo constante (homeotermia). Tendo o coração muito musculoso, capilares estão presentes, pressão sanguínea é alta, velocidade do fluxo é alta e a quantidade de nutrientes transportados por unidade de tempo é grande.
O sistema fechado de condução de sangue é responsável pela nutrição dos tecidos, sempre no sentindo unidirecional circulante.
Pericárdio é o saco fibroso que envolve a cavidade pericárdica. O (líquido pericárdico) é produzido pelo pericárdio tendo por função diminuir o atrito da superfície do coração com outras estruturas vizinhas.
A circulação é dividida em pequena circulação e grande circulação. Pequena circulação: as artérias leva sangue venoso e as veias carrega sangue arterial e é do coração para o pulmão. Grande circulação: as veias carregam sangue venoso e as artérias carregam sangue arterial e é do coração para o corpo.
Funções básicas da circulação das aves:
Levar gás oxigênio, nutrientes, água e sais minerais, e das mesmas retirar gás carbônico e excretas nitrogenadas.
Transporte de anticorpos, células de defesa e proteínas essenciais nos processos biológicos.
Manutenção da temperatura corporal e, na ereção do órgão masculino.
Principais componentes:
Coração (bomba propulsora)
Vasos sanguíneos (ductos condutores)
Sangue (liquido