Resenha Cr Tica Antonio
Campus Arapiraca
Educação Física Turma E
Antonio Guilherme da Costa Santos
RESENHA CRÍTICA
Arapiraca
2014
Antonio Guilherme da Costa Santos
INCLUSÃO ESCOLAR: DISSONÂNCIAS ENTRE TEORIA E PRATICA
Fichamento apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Física sobe orientação do professor Nagib José Mendes dos Santos, como um dos pré-requisitos para a avaliação da disciplina de Projetos Integradores 1.
Arapiraca
2014
MAZZILO, J.B.C.V. INCLUSÃO ESCOLAR: dissonâncias entre teoria e prática. (p. 27-37) In. ROSA, S.P.S. DELOU, C.M.C.; OLIVEIRA, E.S.G. etal. Fundamentos Teóricos e metodológicos da Inclusão, Curitiba: IESDE Brasil, 2008.
Ida Beatriz Costa Velho Mazzillo
Graduou-se em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 1996, habilitando-se em Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º grau e em Educação Especial. Fez uma especialização em Educação Especial na Universidade Federal Fluminense. Seus trabalhos acadêmicos sempre foram relacionados com melhoria da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, através de uma educação que respeite as singularidades de cada aluno.
A inclusão educacional não envolve apenas os deficientes que necessitam de uma educação especial, mas também toda a sua família, e o meio onde está inserido. E quanto mais cedo acontecer essa forma de inclusão, melhor será a adaptação e as oportunidades dadas ao deficiente.
A justiça e a igualdade são os princípios da educação inclusiva, uma vez que, todos têm direito a educação nas mesmas condições, e a educação inclusiva tem em sua história dos fatos importantes, o primeiro foi a Conferência Mundial de Educação para Todos, e o segundo foi a Declaração de Salamanca.
A educação inclusiva não somente favorece os deficientes mas também os demais alunos, que por meio da inclusão aprenderam a respeitar e a compreender as diferenças desde sua infância. Mas para maior eficiência da educação inclusiva é