Resenha Corpo e Comunicação - Lúcia Santaela
1344 palavras
6 páginas
RESENHA:SANTAELLA, Lúcia. Corpo e Comunicação. São Paulo: Paulus, 2004.
Os processos de transformação pelos quais o mundo vem passando hoje possuem diferentes vertentes de análise e investigação. Política, economia, história, sociologia, antropologia, semiótica são apenas alguns destes vértices pelos quais podemos tentar entender como as dinâmicas sociais se dão hoje, e no meio disso tudo se encontram as artes, e os artistas. Mas independente do foco que se dá à questão, o indivíduo ou ator social irremediavelmente associado a seu invólucro pessoal, seu corpo, vai ser sempre o pivô que dinamiza qualquer relação, e vai ser nele que tudo vai estar agregado.
O corpo é hoje um objeto de reflexões e questionamentos que insiste, tornando-se um poço de múltiplos investimentos e inquietações. Tais indagações problematizam a individualidade e o corpo em diversos sentidos: como ser no mundo, como construção cultural, suas relações simbióticas com as tecnologias, entre outros, mas “todas as certezas precedentes sobre esses e outros sentidos do corpo estão hoje sendo intensamente problematizadas, o que coloca em questão as convicções sobre nossa auto-identidade e tudo o que dela advém” (SANTAELLA 2004 página???).
De fato, o mundo atual traz novos significados para a existência dos indivíduos e para a nossa realidade; outras possibilidades de trabalhar, ser, agir, sentir, pensar e imaginar. Instaura-se uma diversificação de experiências e de existências, uma diversificação de horizontes e uma pluralização de identidades, onde o centro das coisas está desestruturado em focos pontuais.
A identidade, e principalmente a busca dela é o grande estigma da pós-modernidade, onde a cidadania com meta no consumo e a grande solidão ligada à individuação traz para o indivíduo o dificílimo papel de apenas existir. Contraditoriamente, as identidades tribais constituídas dentro da modernidade mundo, que sem dúvida também é controversa, parecem não se sustentar enquanto grupo coeso e