Resenha: comunicação: conceitos, fundamentos e historia (joão batista perles)
Comunicação, essa ferramenta surgiu pela necessidade humana de interagir e ao longo da evolução se modificou muito. No texto “Comunicação: conceitos, fundamentos e história”, de João Batista Perles, Professor de Teorias da Comunicação e Jornalismo, o autor explora uma parte dessa essencial ferramenta.
Na introdução, o autor começa citando que a comunicação representa um dos eventos mais importantes da humanidade. Ele expressa também que linguagem, cultura e tecnologia são elementos indispensáveis do processo comunicativo. Além de comentar que a linguagem serviu de gatilho para escrita, e a comunicação foi modificada com a tecnologia.
Este capítulo está muito bem elaborado, uma boa introdução, bem focada e estruturada. Perles soube explorar bem os elementos da comunicação, tornando a introdução exatamente como ela deve ser: uma leitura leve, fácil e objetiva.
No capitulo seguinte, “Fundamentos Científicos”, o autor fala sobre a classificação que a comunicação tem no dicionário, a tachando como insuficiente por tentar, simplificar um fenômeno com tamanha grandeza. Ele também aborda que a capacidade comunicativa não é privilegio dos seres humanos, por estar presente e com grande complexidade em muitos outros momentos da vida animal. Perles explica a origem da palavra comunicação, sendo ela do latim ‘communis’, comum. Mas ao se falar “processo de comunicação” é necessário buscar o conceito de “processo”, ou seja, qualquer fenômeno que apresente continua mudança no tempo. Por fim ele cita diversos pontos de vistas de diferentes áreas, tais como antropologia, sociologia, linguística e filosofia.
Creio que este capítulo seja o mais “difícil” do texto, o autor utiliza citações demais ao tentar ligar o fenômeno da comunicação a tantas áreas diferentes (não que ela não esteja ligada), e isso acaba deixando a leitura muito densa. A comunicação é algo de uma grande complexidade, e em sua tentativa de nos mostrar os diversos pontos de vista Perles acabou