Resenha comparativa entre 1984 (George Orwell), 1984 filme (Michael Anderson) e 1984 filme (Michael Radford).
1310 palavras
6 páginas
Resenha comparativa entre 1984 (George Orwell), 1984 filme (Michael Anderson) e 1984 filme (Michael Radford).Carolina Cazarim - 71590
“1984”1, livro de George Orwell, pseudônimo de Arthur Blair, pode ser considerado uma reflexão ficcional sobre a essência do poder. A obra é considerada um grande clássico moderno, foi publicado em 1949, quando o ano de 1984 ainda era um futuro, no qual não existia mais liberdade e privacidade, e o simples ato de pensar era considerado um terrível crime.
A história se passa em Londres, que recebeu o nome de Oceania, uma superpotência controlada pelo autoritário “Partido”, que tinha como chefe supremo o “Grande Irmão”. Dentro desse Estado, não existiam leis, apenas uma: obediência total, em ação e pensamento; e sociedade era dividida hierarquicamente entre o Núcleo do partido, o Partido Externo e a massa que era denominada de Proletas. O herói da história é Winston Smith, que, apesar da pressão diária para se conformar com o sistema, buscava meios de reagir-se contra ele. Winston conhece Júlia na narrativa, jovem com vive um romance e descobrem que suas ideias vão ao encontro um do outro. Encorajados, eles pedem a um colega do alto escalão do Partido para os colocarem em contato com a força de oposição ao sistema vigente, a denominada Confraria. Porém, são traídos por esse membro do Partido, denominado O’Brien, eles são presos, separados e levados um a trair o outro. Foram libertados antes de sua exterminação, e assim, após tudo o que sofreu no período que esteve enclausurado, Winston descobre que aprendeu a amar o Grande Irmão.
A obra pode ser considerada uma metáfora sobre o poder e as sociedades modernas, com o intuito de mostrar às gerações o caminho que a política estava seguindo. Pode-se encontrar analogias com o Socialismo Russo liderado por Stalin, com a repressão e o totalitarismo; tendo base também na política de Hitler e de Churchil.
Esse clássico ganhou algumas adaptações para o cinema, como uma mais antiga, do ano