Resenha Como Ordenar Ideias
Edvaldo Boaventura nasceu em 10 de dezembro de 1933, em Feira de Santana na Bahia. Doutorou-se em Direito e obteve a docência livre em Economia Política (1964) e cursou o Institut International de Planification de l’Éducation - UNESCO (1971/1972), em Paris. Como escritor, é membro efetivo da Academia de Letras da Bahia, Academia Brasileira de Educação e detêm vários outros títulos importantes dentro desta área.
Em seu livro, Como ordenar as idéias lançado, em 1990, pela editora Atica, composto por sete capítulos que se dividem em 59 páginas tem como objetivo mostrar a todos, mas principalmente aos estudantes a importância da reflexão, da organização e do planejamento prévio da exposição de idéias, direciona o leitor a uma noção de construção textual coerente e coesiva.
Boaventura explica o passo-a-passo para uma boa comunicação, seja oral ou escrita. Esclarece que, para que haja clareza na exposição do pensamento, é necessária a preparação de um plano que esquematize todas as ideias de maneira organizada, ou seja, com início (introdução), meio (desenvolvimento) e fim (conclusão). O autor trabalha minuciosamente cada uma dessas três partes em sua obra.
Para isso utiliza-se do método de Descartes, que consiste em introduzir um ponto de partida de forma clara e de fácil compreensão, outro de chegada, em que se possa conclui, tudo que foi exposto, intercalados por um desenvolvimento do corpo do assunto por partes.
O pesquisador explica que a introdução é muito importante, é o momento de definir do assunto, é essencial, pois uma introdução interessante, motiva o leitor a prestar atenção ao tema que será desenvolvido.
Após a introdução, dá-se início ao desenvolvimento, ou seja, o corpo do texto, o desenrolar do assunto, enfatizando o problema. A descrição do assunto por partes é fundamental para que sua compreensão ocorra. Para dividir o conteúdo, é necessária a elaboração de um plano de desenvolvimento, que é feito partindo-se de um