Resenha Ciência e Espiritualidade
Aluno: Pedro Vinícius Salles Martins de Olveira
A dissertação “Science and Spirituality: Complementary or Contradictory?”, elaborada pela escritora Katy Redmond, tem como objetivo expor um tema bastante polêmico, considerado um tabu para a maioria das sociedades modernas, onde o homem tenta alcançar a máxima compreensão de tudo àquilo que nos cerca. De acordo com a escritora britânica, a sociedade atual vive algo chamado “me-epoch”, o que é fruto do modelo capitalista onde o individualismo e a competição são características marcantes.
Todavia, para a autora, esta sociedade encontra-se a beira de um colapso, onde entrará em cenário algo chamado “us-epoch”, que visa à sociedade como um todo, estimulando o cooperativismo e o coletivo.
No texto, Katy demonstra que cada indivíduo se comporta de uma maneira distinta com relação a temas divergentes, de acordo com a evolução de cada um, mas que em geral existem três maneiras de faceá-los. Primeiramente é abordado o dualismo, que possui como fundamento o segregacionismo, gerando então a relação de subordinação onde existe um lado dominador e um lado dominado. Para Redmond, além do dualismo existe a dualidade e a não dualidade, onde a primeira reconhece que os opostos não podem jamais ser separados, possuindo uma relação de coexistência para se completarem. Já a não dualidade é discorrida pela autora como a oposição entre a relatividade e a totalidade absoluta, sendo justificado pelo conceito que o relativo e o absoluto têm uma condição complementar, tornando-se então duais.
Segundo Redmond, o absoluto é não-dual e supera todas as teorias. Se for unida a dualidade e não dualidade, será atingido um patamar de consciência tal que se observa a existência de uma unidade na diversidade. Desta forma, tudo o que sabemos como
“verdade absoluta” nada mais é que uma abstração da consciência, sendo então toda a informação, teoria e conhecimento atual uma