Resenha ciencias ambientais
Pegada Ecológica: Instrumento de Avaliação de Impactos Ambientais
Fica claro que a terra já não é mais a mesma de milhões de anos atrás. Os aumentos da população, da quantidade de consumo e do padrão desse consumo, fazem com que a humanidade consuma recursos naturais da terra em uma velocidade muito maior do que esses recursos levam para surgir. E também que estamos limitando cada vez mais o planeta a conseguir ter um alívio para se regenerar, devido ao nosso impacto ecológico. A minoria da população mundial, dentro desses os países mais ricos, tem uma taxa de consumo muito maior do que necessita. Isso se dá ao fato de essa minoria possuir um padrão ou estilo de vida totalmente incompatíveis com a situação real do planeta. Enquanto que a maioria massiva da população mundial não possui nem se quer o necessário para sobreviver.
Isso faz com que a medida do impacto da raça humana dentro do seu próprio habitat, a terra, seja calculada de uma maneira negativa, pois a cada minuto que passa, o homem parece fardado a cavar a cova do seu planeta.
Existem pessoas conscientes disso, e que fazem diferente dos demais para tentar fazer a diferença, e isso deveria ser uma atitude tomada por todos. A pegada ecológica explica isso de uma maneira muito simples. Se todos nós refletirmos um pouco sobre o que é necessário para nós, sobre o tempo em que as coisas são úteis, e também o tempo em que elas são válidas, chegaremos à conclusão de que estamos fazendo tudo errado. Que o velho conceito de ter as coisas por um tempo maior e enquanto elas forem úteis é o mais correto. Que devemos colocar o pé no freio sobre a substituição violenta de uma tecnologia para a outra, a não ser que seja para fins de saúde.
A pegada também deixa claro que se não utilizarmos os recursos do nosso planeta de forma igualmente distribuída para todos que o habitam, jamais conseguiremos atingir o nível sustentável de vida à longo prazo.
E o pior de tudo, é que se não mudarmos isso