Conceitos de economia convencional e a ecológica.
Curso: Ciência e Tecnologia de Alimentos
Professor:
Conceitos do Texto: São duas concepções de mundo a Convencional e a Ecológica, pois a convencional enxerga a economia como um todo, e quando chega a considerar a natureza, o meio ambiente, ou a biosfera, eles são entendidos como partes ou setores da macroeconomia: florestal, pesqueiro, mineral, agropecuário, áreas protegidas, pontos ecoturísticos, etc. A economia é vista dessa última perspectiva como um subsistema aberto de um sistema bem maior, que é finito e não aumenta. É materialmente fechado, mesmo que aberto para a energia solar.
Sistemas isolados: São os que não envolvem trocas de energia nem matéria com seu exterior. O único exemplo razoável é o do próprio universo.
Sistemas abertos: Que regularmente trocam matéria e energia com seu meio ambiente.Como é o caso da economia.
Sistemas fechados: Só importam e exportam energia, mas não matéria. A matéria circula no sistema, mas não há entrada nem saída de matéria do mesmo. Na prática é o caso do planeta Terra, pois são irrisórios os casos de meteoros que entram ou de foguetes que não voltam. Metabolismo
As empresas produzem bens e serviços usando insumos classificados como trabalho, terra e capital, os chamados três fatores de produção. As famílias consomem todos os bens e serviços produzidos pelas empresas. Compram das empresas nos mercados de bens e serviços. E nos mercados de fatores são vendidos os insumos necessários à produção comprados pelas empresas.
Termodinâmica: Ramo que estuda as relações entre energia, calor e trabalho. A segunda lei da termodinâmica diz que a nem toda energia pode ser transformada em trabalho, pois uma parte sempre se dissipa em calor. E energia dissipada não pode mais ser utilizada. Considera-se calor a forma mais degradada de energia, pois embora parte dele possa ser recuperada para algum propósito útil, não é possível aproveitá-lo totalmente por causa de sua tendência à