Resenha Cida
Tecnologia Gestão de Recursos Humanos
Técnicas de Negociação
Letícia Musseli Cardoso Oliveira - RA 1580111012
Jundiaí- SP- 2015
Leticía Musseli
Técnicas de Negociação
Trabalho apresentado como parte integrante da Disciplina de técnicas de negociação do Curso de Tecnologia de Recursos Humana da Universidade Anhanguera de Jundiaí - SP.
Orientador: Prof.ª Aparecida
Jundiaí - 2015
O processo de negociação se resume em um sistema de transformações, estímulos(entradas) e respostas (saídas).
As entradas Podem ser encontrados em diversas formas, estímulos, influências ou inputs, significando o começo do processo de um sistema.
Cada negociador tem seu modo de lidar com suas particularidades, com o problema e forma de se apresentar perante a questão a ser negociada. Entretanto seus valores pessoais, interesses em comum, é importante que os negociadores esclareçam logo de inicio da negociação. Todos devem ter um bom relacionamento, para que a negociação seja Ganha Ganha, sendo assim ambas as partes serão beneficiadas.
Para uma boa negociação, deve haver interesses das duas partes, nem sempre na primeira negociação será resolvida, ou terá uma causa ganha.
Negociar é um processo de comunicação, que envolve uma ou mais partes com interesses comuns, que se sentam para confrontar e discutir propostas explicitas com o objetivo de alcançar um acordo. Assim, por ser concebida como um processo, é fundamental em qualquer negociação definir os objetivos que queremos ver discutidos e, principalmente, saber recolher a informação para a elaboração de uma adequada condução para o negócio. Em qualquer negociação deveremos considerar algumas questões:
• o Identificar os aspectos em comum para ambas as partes;
• o Perceber os múltiplos interesses que estão envolvidos;
• o Processo direcionado para as soluções e não para os problemas;
• o Identificar benefícios para ambas as partes
O primeiro passo é colocar em pauta