Filme xadrez das cores
Aluno Vilson Jose Pereira
Prof. Maria Celeste de Moura Andrade
Resenha Filme Xadrez das Cores
Audacioso e provocante, o filme O Xadrez das Cores traz uma história densa, que se desenvolve como um jogo de xadrez. A temática séria e profunda fala da discriminação racial. “Pela educação pode-se combater, no plano das atitudes, a discriminação manifestada em gestos, comportamentos e palavras, que afasta e estigmatiza grupos sociais. Contudo, ao mesmo tempo em que não se aceita que permaneça a atual situação, da qual a escola é cúmplice ainda que só por omissão, não se pode esquecer que esses problemas não são essencialmente do âmbito comportamental, individual, mas das relações sociais, e que como elas têm história.
A senhora já de idade avançada e muito desiludida por ter perdido seu esposo e não ter filho, vivendo apenas com amargas lembranças do passado de sua vida quando jovem em um passado promíscuo.
Grandes recordações e lembranças de seu aborto quando jovem na companhia de seu marido o qual veio obrigá-la a realizar o aborto para não dividir seu afeto.
Dona Estela reclamava em seu final de vida por ser muito racista e detestava a raça negra, Somente fazia gracejos curtindo com a empregada que seu sobrinho havia contratado por ser de cor negra. Todas as outras empregadas que passaram pela a casa de Dona Estela não durava mais do que um dia.
Com a convivência e perseverança da empregada de Dona Estela foi se acostumando a conviver percebendo que a cor não tem nenhum significado mais qualidades que superam qualquer cor raça sem distinção.
Após a empregada perceber que havia comovido a Dona Estela com sua magia resolveu deixar Dona Estela doando uma imagem de nossa senhora Aparecida por ser de cor negra.
Os caros custos a Dona estela com sua ironia racista percebeu a importância e a falta que sua empregada de cor negra fazia em sua vida, pelo seu carisma e vontade de vencer.
Outras empregadas foram contratadas, mas