Resenha - cartas a um jovem publicitário
Livro: Cartas à um Jovem Publicitário
Autor: Roberto Duailibi
Capítulo: 2. Campanhas
Confesso que fiquei em dúvida ao escolher meu capítulo preferido para resenha, todo o livro aborda importantes fatores da publicidade. Os temas que me deixaram mais em dúvida, foram entre os capítulos sobre Campanhas, Processo de Criação, Censura e Globalização. Escolhi o capítulo Campanhas, pois acredito que o mesmo aborda um pouco de cada passo para uma Campanha Publicitária bem sucedida, sendo é a raiz onde todo processo começa.
Duailibi, acredita que a redação é o processo mais importante da campanha, porém, eu acredito que de nada vale uma boa redação, se mal aplicada em um layout. Para uma boa campanha se realizar, todos os processos devem estar em harmonia e bem feitos.
Para criar uma campanha, o processo de inicia de um modo geral em várias etapas de análises.
Os dois primeiros pontos, dependem exclusivamente do cliente/produto da qual será feita a campanha, basta o criados analisar o que o produto oferece. Primeiramente, conhecendo seu design: sua psicologia, temas que abordam desde seu design, preço, atributos negativos e positivos. O segundo ponto a se estudar, a fisiologia do produto, que é o que trata da pesquisa e inovação do produto, que benefícios esse novo investimento pode trazer ao consumidor. O terceiro ponto analisado, pelo que entendi, já começa ser dependente do criador da campanha, onde se analisa o mercado onde o produto vive, seu tamanho, características econômicas e sociais, clima, topografia, entre outros. Esse tema, deve ser analisado vivenciando o mercado, pesquisando e se filtrando no meio onde o produto estará.
Já o quarto passo do processo, começa pela análise do consumidor em si, o ideal, é se tornar um consumidor do produto, entender e apreciar cada sensação que o produto pode beneficiar o consumidor. Qual é o público desse produto? Avaliar o sexo, idade, costumes, classe social, região mais impactada, e hábitos desse