resenha capitulo 2 - Imagens da Organizacao - Garcth Morgan
614 palavras
3 páginas
Universidade Federal de São João del-ReiResenha do Capítulo 2 - “A mecanização assume o controle: as organizações vista como máquinas” do livro “Imagens da organização”
Garcth Morgan
Disciplina: Fundamentos da Administração
O texto de Garch Morgan “A mecanização assume o controle: As organizações vistas como máquinas” inicia-se com uma história de comparação entre o trabalhado artesanal de um velho que irrigava a horta fazendo um esforço enorme e o trabalho mecanizado proposto por Tzu-gung. Este percebe o tamanho esforço que o velho faz para poder irrigar a terra e propõe um método mecanizado e economicamente mais viável e produtivo, na qual poderia irrigar dezenas de sulcos por dia fazendo menos esforço. Mas o velho ressalva que o artesanato tem um brilho especial quando é feito pelas mãos e com o coração e fica super orgulho de ver o resultado. Pode-se perceber por esta história que o momento em que se passa é chamado de Revolução Industrial. Ocorreram grandes mudanças como a invenção da máquina, fazendo com que os artesãos se comportassem como operários e a divisão do trabalho.
As organizações passaram a funcionar como grandes máquinas, que em vista do desenvolvimento são até nos dias atuais, a melhor forma de maximizarem o lucro, diminuir os gastos e controlar mais facilmente o processo de produção. Uma organização vista como máquina tem metas e objetivos, estrutura racional de atividades e tarefas, seu desempenho torna-se um organograma e as pessoas são contratadas para operar a máquina e todo mundo deve ser comportar de maneira predeterminada. Essa mecanização transformou não só a rotina das organizações, como também a vida da sociedade.
A divisão do trabalho ocasionada pelo processo de mecanização fez com que o trabalhador se restringisse a pequenas e repetitivas funções. Isso pode ser visto como um problema, mas hoje pode ser analisado como a excelência da produção, sendo que o trabalhador que