resenha cap.5 6
DORNELAS, José C. Assis - Empreendedorismo - Transformando ideias em negócios.
Capitulo 6 - O plano de negócios.
No atual contexto de desafios e incertezas, o desenvolvimento das organizações e até mesmo sua sobrevivência depende, em grande parte, da capacitação, das habilidades e das características individuais dos seus empreendedores. O empreendedor precisa ter competências e habilidades que possibilitem, não só inserir uma empresa no mundo dos negócios, como, também, manter sua sobrevivência em um ambiente altamente competitivo.
Ele deve estar capacitado para criar e, também, para conduzir a implementação do processo criativo, elaborando estratégias que permitam o desenvolvimento da sua organização. Kets de Vries (apud Gimenez et al, 2001) caracteriza o empreendedor como aquele que possui alto nível de energia e alto grau de perseverança e imaginação que, combinados com a disposição para correr riscos moderados, os capacitam a transformar o que freqüentemente começa como uma ideia (visão) simples e mal definida, em algo concreto.
Pode-se dizer que o processo empreendedor é constituído de quatro fases principais: identificação de oportunidades, elaboração do plano de negócio, busca de recursos e gerenciamento do negócio (Dornelas, 2001). Na primeira delas, identificação de 2 oportunidades ou geração de idéias, o empreendedor utiliza sua criatividade, intuição e sua experiência de vida para detectar as oportunidades, sem levar em consideração os recursos correntemente disponíveis. Na segunda etapa, a elaboração do plano de negócio, o empreendedor descreve seu empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa, permitindo situar-se no seu ambiente de negócios. Na terceira fase o empreendedor busca recursos (financeiro, físicos e humanos) para a implantação do negócio e início