Resenha Brasil 3 Soihet Rachel
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
CURSO: Licenciatura Plena em História.
Disciplina História do Brasil III
Alunos: Etevaldo Oliveira. Lucicleia Dias.
Resenha do texto “Condição feminina e formas de violência: Discursos e práticas”. (Rachel Soihet)
Nascida em Salvador. Rachel Soihet veio para o Rio de Janeiro, mais precisamente, Niterói, nos anos 1950, ingressou na Faculdade Fluminense de Filosofia, depois Universidade Federal Fluminense, na qual fez o curso de História. Nessa mesma Universidade fez o mestrado entre os anos 1972/1974, ingressou como professora dessa instituição em 1976 e, já com a situação consolidada, fez o doutorado na USP no período 1982/1986, Onde foi do qual resultou a tese publicada sob o título Condição Feminina e Formas de Violência. Mulheres Pobres e Ordem Urbana (1890-1920). Trabalha com história moderna e contemporânea e também com artigos sobre violência, mulheres pobres , resistência , gênero e/ou sobre História Cultural.
O texto condição feminina e formas de violência da Rachel Soihet tem como foco principal o corpo feminino e a violência que o mesmo sofre das diversas maneiras, a mesma inicia o texto trazendo-nos a visão que a sociedade patriarcal tem perante as mulheres, onde as mesmas eram biologicamente inferiores devido sua carga genética, devido sua hereditariedade a tradição na qual a mulher é “sempre inferior” podendo ser observado nos mamíferos onde é regra a inferioridade das mulheres perante os machos.
De acordo com o texto Rachel tenta mostrar-nos toda a violência que a classe feminina passou e ainda passa como reflexo do passado, devido às gerações e gerações de sociedades patriarcais e machistas, onde a mulher sempre ficou em segundo plano, considerada em muitos momentos da história como incapaz mentalmente de exercer atividades, opinar e até de freqüentar muitos locais.
Rachel também nos traz de maneira bem clara a força das mulheres na busca pelo seu