RESENHA BONAVIDES CAP 1
BONAVIDES, Paulo. Ciência Política. São Paulo, SP: Malheiros Editores, 10º Edição, 1994. p. 25-47.
SOBRE O AUTOR
Paulo Bonavides nasceu em 10 de maio de 1925, em Patos, na Paraíba. Iniciou seus estudos em Direito em 1943, na Faculdade Nacional de Direito, onde tornou-se bacharel em 1948. Durante a graduação cursou disciplinas na Harvard HYPERLINK "http://en.wikipedia.org/wiki/Harvard_University"University, entre 1944 e 1945.
Começou sua carreira docente em 1950, como professor de Ensino Médio na disciplina de Sociologia, no Instituto de Educação Justiniano de HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Instituto_de_Educa%C3%A7%C3%A3o_Justiniano_de_Cerpa&action=edit&redlink=1"Cerpa, prestando seus serviços como concursado de 1951 a 1958. No Ensino Superior começou em 1956, como professor assistente de Introdução à Ciência do Direito na Universidade Federal do Ceará. Conquistou a Livre-docência pela mesma instituição em 1958, e como professor titular passou a ministrar a disciplina de Teoria Geral do Estado. Quando da criação do Mestrado em Direito da universidade, em 1978, ministrou também a disciplina de Filosofia do Direito. Também foi professor visitante na Universität zu Köln, na University of Tennessee e na Universidade de Coimbra.
SOBRE A OBRA
No geral, a obra tem como objetivo introduzir o leitor no mundo da Ciência Política, dando-lhe uma visão do progresso da disciplina nos países onde ela se encontra em um estágio mais avançado (como, por exemplo, na doutrina alemã). O estudo da Ciência Política é preparação teórica indispensável à decifração da realidade política num determinado meio social.
O enfoque desta resenha é o primeiro capítulo do livro (p. 25-47), que se encontra dividido em 7 partes. Na primeira parte (p. 25-29), chamada ‘Conceito de Ciência’, o autor exibe vários conceitos de ciência, utilizando-se da concepção de vários outros estudiosos para construir um entendimento sobre o assunto e busca uma