Representação Política na Teia das Relações Federativas
6HomR'RVVLr
REPRESENTAÇÃO POLÍTICA E ACCOUNTABILITY
NA TEIA DAS RELAÇÕES FEDERATIVAS
POLITICAL REPRESENTATION AND ACCOUNTABILITY
AT THE WEB OF FEDERATIVE RELATIONS
Danilo Bijos1
RESUMO: Este artigo tem como objetivo identificar os desafios e perspectivas relacionados à representação política e à accountability em Estados federativos. Partindo das características basilares dos Estados federativos, busca-se situar o federalismo no debate contemporâneo sobre a representação, destacando de que maneira a descentralização política pode favorecer a composição de um quadro de governantes mais heterogêneo e plural bem como a importância do processo eleitoral para equilibrar as relações entre as entidades federativas e preservar o princípio da autonomia. Em se tratando dos mecanismos de controle, o artigo discute a transversalidade dos constrangimentos derivados da descentralização e sua conexão com o conceito de accountability estendida.
Além disso, e à luz da aproximação entre representantes e representados e das relações intergovernamentais, são identificadas oportunidades e ameaças em termos de responsividade e accountability. As reflexões evidenciam que o federalismo não deve ser compreendido como uma panacéia para as inúmeras deficiências da democracia representativa e que sua principal virtude reside em abrir caminhos para o tratamento diferenciado de desigualdades que se originam ou se expressam geográfica ou territorialmente.
PALAVRAS-CHAVE: Federalismo. Representação política. Sistemas eleitorais. Comportamento político. Accountability.
ABSTRACT: This paper aims to identify the challenges and prospects related to political representation and accountability in federal States. Starting from the basic features of federal states, the first objective is to situate the contemporary debate about federalism in the representation, highlighting how the political decentralization can encourage the composition of a