Resenha Aula de Rac a e Racismo
Professor: Dr. Sales Augusto
O Professor realizou um breve histórico da realidade brasileira, no que se refere à raça, como uma construção social e não biológica. Trouxe o significado de cor, dentro da interpretação das pesquisas do IBGE, como um código secreto de raça. Demonstrou que tanto as pessoas de pele negra, quanto os que tem a pele Parda, compartilham dos mesmos índices sociais. São, em sua grande maioria, preteridos socialmente, no que tange o acesso à distribuição da renda nacional, às oportunidades no mercado de trabalho e acesso às demais classes sociais mais abastadas. Ele explicou que isso se dá porque, segundo o IBGE, no ano de referencia de 2012, os 10% das pessoas mais ricas no Brasil, concentram 42% de todas as riquezas produzidas ou acumuladas e, destes 10% da população brasileira, praticamente a totalidade, tem a cor da pele dita branca. Falou sobre um conceito de racismo, como sendo o ato de se impedir que outra pessoa, por qualquer que seja o motivo (cor da pele, classe social, etnia, gênero...), de exercer seus direitos. Disse que, dentro do senso popular do que seja racismo, tem-se o ideário de que há uma inferioridade da chamada “raça negra”, sob o aspecto biológico, cultural, intelectual, financeira, dentre outras.
Expôs ainda que o Brasil exerce um tipo de preconceito velado e que, de alguma forma, todos praticam algum tipo de preconceito, só que isso fica “eufemizado”, disfarçado nas piadas e brincadeiras.
Aula do dia 09/06/2015
Professor: Dr. Carlos Alberto
O Professor Dr. Carlos Alberto começou falando de como a tecnologia tem afetado a juventude brasileira, que, ao mesmo tempo em que as novas ferramentas tecnológicas facilitam o acesso e a disseminação das informações, o uso indiscriminado e “superficializado” dessas novas tecnologias, tem formado uma “Geração Idiotizada”. O Dr. fez uma breve explanação histórica acerca do fim do Tráfico Mundial de Escravos, relacionando com o início do monopólio comercial, por