Resenha: as primeiras civilizações jayme pinsky
Obra: As Primeiras Civilizações – Jayme Pinsky
Na obra As Primeiras Civilizações, o autor Jayme Pinsky aborda características e fatos do homem pré-histórico analisando os processos de transformações até chegarmos no que hoje chamamos de “homem civilizado” . A estrutura social, assim como as divisões de trabalho dentro de cada sociedade e as características da estrutura política e social também são retratadas pelo autor ao longo da obra.
O autor demonstra a preocupação com a as “verdades” históricas afirmando que “ os historiadores, não poucas vezes sob o impacto do evolucionismo e cientificismo do século XIX, recriam séculos e milênios de forma arbitrária”. Que simplesmente podem tornam-se a ser fortemente questionada com o aparecimento de indícios e fatos que mudem a veracidade das teorias. Sendo assim apresenta as contradições a respeito da teoria da “seleção natural” apresentada por Darwin. Pinsky demonstra também a necessidade de julgarmos nossos ancestrais dentro da realidade ali vivida naquele período, não exigindo que o homem pré-histórico tenha uma atitude “civilizada” tal que naquele período o homem convivia com uma realidade que os propunha a se aventurar em busca de melhores condições de sobrevivendo, resultando assim na sua própria evolução “De caçador a criador, de coletor a agricultor. Grupos humanos sofreram essa transformação em momentos diferentes, com intensidade diversa, em diferentes locais no mundo” ; afirma o autor.
O homem primata dentro da sua estrutura social, divide o trabalho por sexos desde então onde a mulheres ficam responsável pela coleta e o homem pela caça, demonstrando que desde esse período primórdio já se era estabelecido a “vantagem” masculina sobre a feminina, sendo o homem caçador apresentante poder físico superior aos das mulheres.
Já a revolução agrícola demonstra um impacto enorme dentro da evolução do homem e como diz o historiador “ nos sistemas de caça e coleta estabelece-se um