Resenha "as 30 características da escola nova"
Em seu texto “Anexo 1: As 30 características para conhecer uma Escola Nova” Luiz Roberto Marques Alves discorre sobre os trinta atributos que caracterizam uma Escola Nova, sendo eles:
1. A escola nova é um laboratório de pedagogia prática. Papel e explorador que fixa sua atividade em concordância com as modernidades.
2. A escola nova é internato. No caso da família não ser sadia o internato entra como opção de meio.
3. A escola nova esta situada no campo, sendo este o meio natural da criança. O autor explora os benefícios da influencia da natureza ressalvando na questão cultural e artística.
4. A escola nova agrupa alunos em casas separadas. Em grupos sob a direção de um educador coadjuvado por uma colaboradora explícita a necessidade da influencia feminina e da atmosfera família na educação.
5. A co-educação dos sexos, praticada nos internatos. A mescla de gêneros como promotora de resultados morais e intelectuais positivos.
6. A escola organiza trabalhos manuais para todos os alunos. Objetivo profissional, educativo e utilidade individual ou coletiva.
7. Entre os trabalhos manuais a marcenaria. Pois desenvolve atributos importantes como firmeza, observação exata, entre outros e também trabalhos com a terra e criança de pequenos animais.
8. Ao lado dos trabalhos regulamentados, é dado um lugar aos trabalhos livres que desenvolvem os gostos da criança, despertam o seu espírito inventivo e engenho.
9. A cultura do corpo é assegurada pela ginástica natural, feita com o corpo nu ou, pelo menos, com o tronco nu, e ainda pelos jogos e desportos.
10. As viagens, a pé ou de bicicleta, com acampamento em tenda e refeições preparadas pelas próprias crianças, desempenham um papel importante na escola nova. Essas viagens são previamente preparadas e servem de auxiliares ao ensino. Aqui o autor aponta a importância do desenvolvimento da autonomia da criança.
11. A acumulação de conhecimentos memorizados e o espírito crítico são possibilidades de desenvolvimento de