Resenha analise de investimentos - substituição de equipamentos
A substituição de equipamentos envolve desde a seleção de ativos similares, porem novos, para substituir os existentes, até a avaliação de ativos que atuam de modos completamente distintos no desempenho da mesma função. Tais decisões são de grande importância para a empresa pois são em geral irreversíveis pelo fato de não ter liquidez e comprometer altas quantias de dinheiro.
Na substituição de equipamentos, a utilização dos métodos do Valor Presente e do Valor Anual Uniforme Equivalente exige maior cuidado do que nos exemplos clássicos. De acordo com o tipo de problema, haverá vantagens de se escolher um método em detrimento do outro. Por exemplo, o método do Valor Presente não é aconselhável ara determinar a vida econômica de um equipamento.
Existem varias razões que tornam econômica uma substituição de equipamentos. A deterioração é uma delas e é representada por custos operacionais excessivos, manutenção crescente, perdas, entre outras. O avanço tecnológico também é uma razão de substituição pois pode causar obsolescência de equipamentos, daí a reposição por métodos mais eficientes ou melhores máquinas. E, ainda, existem situações em que, por uma mudança de operação corrente, o equipamento perde a capacidade de operar eficientemente, tornando-se inadequado.
Entretanto, apesar dessas razoes existentes, as empresas ainda adotam o estilo de resolver problemas só em ultimo caso e optam por não fazerem as substituições necessárias devido ao acomodamento administrativo. Com isso, as despesas de manutenção superam o valor dos investimentos.
Os modelos de substituição foram desenvolvidos levando-se em conta a natureza e as consequências do avanço tecnológico. A partir disto, são apresentados cinco situações de substituição de equipamentos:
1. Baixa sem reposição;
2. Substituição idêntica;
3. Substituição não idêntica;
4. Substituição com progresso tecnológico;
5. Substituição estratégica.
Na substituição de equipamentos dada por