Resenha Ameaças ou Oportunidades?
CURSO DE GEOGRAFIA BACHARELADO - NOTURNO
DISCIPLINA: ÉTICA E EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO GEÓGRAFO
DOCENTE: JANAINA
RESENHA: AMEAÇAS OU OPORTUNIDADES?
Carrancas/MG
2006
As sociedades humanas desde sempre estiveram dependentes do saber das técnicas nos processos históricos de transformação do espaço, de forma diferente e desigual em cada território. Ao longo do processo civilizatório, sociedade, conhecimento e técnica estiveram interligados. Cumpre destacar que esta relação esteve e ainda está sob o paradigma da dominação da natureza pelo homem, com vista à transformação social do espaço e domínio do tempo.
O atual momento da civilização – que vem sendo denominado de Era Digital, Sociedade da Informação, dentre outras - as noções de espaço e tempo se fundem em um binômio inseparável e assim, as tecnologias da informação respondem por transformações nas relações sociais e nos modos de organização da vida em sociedade e o ritmo e a qualidade desse processo repousam nas características das territorialidades de cada lugar do mundo.
Estas serão cada vez mais parte indissociável da vida humana em sociedade. Tal constatação funda o seguinte problema: qual é o lugar da inteligência humana na era digital? São muitas as concepções do que vem a ser Inteligência Humana. Independente disso, sabemos que se trata de uma habilidade humana que não é só psíquica, mas também é cultural e, sobretudo, é essencialmente temporal. Isto é, cada momento da história entendeu de modo diferente o que vem a ser a inteligência humana.
O autor dedica atenção especial para a reflexão a respeito da mutação que está se processando na própria relação do humano com o saber. O que é o saber? O que é preciso saber? Qual o saber para um mundo interconectado em fluxos de tempo mais velozes a cada dia, temporalidades instantâneas que diluem as distâncias físico-geográficas? Duas constatações referentes ao mundo atual