RESENHA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA GOVERNAMENTAL E NÃO GOVERNAMENTAL
Ilhéus, BA
2015
RESENHA DO ARTIGO: NOVOS CAMINHOS DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA BRASILEIRA.
Trabalho apresentado como avaliação da disciplina Administração Publica Governamental e não governamental, Ministrada pelo Professor.
.
Ilhéus, BA
2015
O Artigo Novos Caminhos da Administração Publica Brasileira contempla muito bem seu objetivos de baseado nos três modelos básicos de administração vivenciada no país (Patrimonialista, Burocrático e Gerencial) mostrar em quais contextos e épocas esses modelos estavam inseridos, alem de mostras novas tendências de governo para administração publica no Brasil,
Algumas iniciativas mais recentes de governo sinalizam para a constituição de um modelo mais sistêmico, operado via programas mais integrados, multiníveis e esferas de governo. O novo modelo ainda não está claro e institucionalizado no meio acadêmico, o artigo nos leva a compreendê-lo melhor, apresentando as mudanças fundamentais em gestação na administração pública brasileira, que continuam sendo aprofundadas, e os caminhos mais recentes sinalizados. A Evolução Histórica da Administração Pública segue o cronograma:
Patrimonialista – A principal característica é a confusão entre patrimônio público, Estado, e o patrimônio particular do detentor do poder. No modelo mais antigo, da administração pública patrimonialista, vivido pelo Brasil especialmente até o ano de 1889, o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares (servidores) possuem status de nobreza real. Caracteriza-se pela indefinição entre o que é público e privado, entre o político e o administrador público. Consequentemente, a corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração.
Sistema burocrático - Administração Pública burocrática, que surgiu basicamente com o advento do Estado