Resenha Administrativa do filme "Quem Mexeu No Meu Queijo?"
A história possui quatro personagens, que vem a representar o próprio ser humano: os ratinhos Sniff e Scurry, e os duendes Hem e Haw.
Os ratinhos têm os cérebros simples e seguem seu instinto para analisar as mudanças que ocorrem no ambiente em que vivem. Os homenzinhos têm o cérebro mais desenvolvido e raciocínio lógico para discernir o que acontece a sua volta; porém o ser humano tem o condão de acomodar-se quando tem uma zona de conforto.
O labirinto representa o desconhecido e a dificuldade em enfrentá-lo, ou seja, os riscos que corremos em nossas vidas para alcançarmos nossos objetivos.
E os postos de queijo personificam as metas que pretendemos alcançar, o escopo que temos para nossas vidas.
O filme retrata com extrema clareza e veracidade a questão das mudanças e como se deve lidar com elas. A história conta que quando o queijo acaba no Posto C, em que os ratinhos e duendes estavam se alimentando, os ratinhos, seguindo seus instintos e já cientes da mudança que vinha acontecendo, logo partem a procura de queiijo novo, isto é, de outro objetivo já que o primeiro veio a falhar. Já Hem e Haw, que não estavam atentos a mudança no ambiente, ficaram se lamentando com a mudança, que consideraram repentina em razão de sua desatenção. Haw, em certo momento, percebe que não adianta lamentar-se e nada fazer para se adaptar a mudança ocorrida, e assim decide buscar queijo novo (um novo objetivo que aceita a mudança). Hem continua a corroer-se com o fato de sua zona de conforto ter sido abalada. Haw encontra queijo novo e passa a verificar todos os dias a situação em que se encontra o depósito, além de buscar sempre por outras opções mesmo que já possua algo bem estruturado.
Dessa maneira, o filme Quem Mexeu No Meu Queijo?, retrata como as mudanças fazem parte da vida e que sua situação deve estar sempre sendo avaliada e assegurada com um plano B, caso as coisas mudem. Basicamente, o filme mostra que devemos