Resenha - 1 timóteo
São Paulo ou Paulo de Tarso, foi um dos escritores mais influentes no inicio do cristianismo, suas obras são localizadas no Novo Testamento, onde compõe uma parte significativa do mesmo.¹
Em sua primeira carta enviada a Timóteo (1 Timóteo), Paulo exibe claramente a sua preocupação com a igreja de Éfeso e seus costumes e doutrinas.
No primeiro capítulo, Paulo inicia dando seus cumprimentos à Timóteo e pede para que o mesmo permaneça em Éfeso, afim de instruir os fiéis a permanecer na sã doutrina e combater os falsos ensinamentos. Nesse mesmo capítulo, Paulo dá graças a Cristo Jesus, por designar-lhe a esse ministério e por faze-lo exemplo da graça e bondade de Deus. Ao final desse capítulo, Paulo instrui e motiva Timóteo a ‘combater o bom combate, mantendo a fé e a boa consciência...’.
No segundo capítulo, Paulo instrui a igreja e recomenda que, antes de tudo,os fiéis façam súplicas, orações, intercessões e ações de graça por todos o homens, reis e autoridades. Afim de que todos sejam salvos e conheçam a verdade. Também instrui os homens a orar em todos os lugares, levantando as mãos e que façam isso sem ira ou discussões. Por seguinte, instrui as mulheres em suas formas de se vestir e de se comportar.
No capítulo três, Paulo lida com a questão de atributos, caracteristicas e qualidades para que um fiél se torne bispo ou diácono. Ao final do mesmo, comenta que espera visitar a igreja de Éfeso em breve e adverte aos mesmos, que, se ele tardar a ve-los, que se comportem na casa de Deus, pois a igreja é de Deus, o qual é coluna e fundamento da verdade.
No quarto capítulo, Paulo volta a instruir Timóteo e o alerta sobre as falsas doutrinas, também pede para que exercite-se na piedade. Também motiva-o para que ninguém o despreze por ser jovem e que seja exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. Também pede para que dedique-se na leitura pública da Escritura, na exortação e ao ensino. No