Reseha da obra vinte anos de crise 1919-1939
976 palavras
4 páginas
Resenha de A obra Vinte Anos de Crise 1919-1939Edward Hallet Carr, londrino, autor de Vinte Anos de Crise, nasceu e viveu na era vitoriana, época da maior projeção do império britânico no cenário mundial nos âmbitos econômico e político. Vivenciou seus momentos dourados, bem como o de sua decadência frente à ascensão dos Estados Unidos no sistema internacional e, precisamente, o período entre guerras que marcou o momento de maior crise entre a realidade dos interesses e as ideias de paz – dadas como utópicas - entre as nações que participaram da Liga das Nações, representadas pelos indivíduos, representantes das nações que participaram de sua formação, atuação e posterior fracasso.
A obra Vinte Anos de Crise 1919-1939 foi publicada em 1939 e é uma das primeiras obras já escrita sobre a ciência das Relações Internacionais. A obra foi escrita com o objetivo de contrariar o notório e perigoso defeito de quase todo pensamento dos países de língua inglesa sobre a política internacional dessas décadas – A quase total negligencia ao fator do poder. A obra em si é a mais contundente critica ao liberal-idealismo nas relações internacionais.
O autor analisa e interpreta o período entre guerras com base a cientificar o processo da Política Internacional, iniciando no discurso sobre o significado e análise da realidade dos fatos, o que leva primeiramente ao “objetivo”, aqui exposto como “a paz entre as nações”, que alimenta o pensamento para o desenvolvimento de tentativas de resolução do problema analisado; e da “utopia”, sendo como “soluções imaginativas”, o “novo”, ao que o texto, no contexto abordado do entre guerras, faz referência à criação de um “Estado Mundial” e de uma “segurança coletiva” centrado num fórum qual seja, a Liga das Nações.
Pode-se considerar a questão da real intencionalidade e percepção dos indivíduos envolvidos, ao qual aponta as “suposições não verificadas sobre o comportamento humano”; ou seja, quando há ou não a vontade de resolver o