Resdes de Computador
Uma rede de computadores é formada por um conjunto de computadores autônomos interconectados. Dizemos que computadores são autônomos quando não há relação de mestre/escravo entre eles, ou seja, um computador não pode controlar, ligar ou desligar um outro computador qualquer à sua revelia. Por interconectados, entende-se que eles são capazes de trocar informações entre si, sendo que essa conexão pode ser feita por meio de fios de cobre, por lasers, microondas ou até por satélites de comunicação [8]. É importante ressaltar que uma rede não precisa ser constituída unicamente por computadores, sendo comum a presença de impressoras, scanners e outros dispositivos de rede.
2.1. Objetivos de uma Rede
Quando uma rede de computadores qualquer é construída, existem alguns objetivos a serem alcançados. Nesse item, abordaremos alguns desses objetivos, para assim mostrarmos para que as redes de computadores podem ser usadas.
Podemos citar como primeiro objetivo o compartilhamento de recursos; isto é, todos os programas, dados e equipamentos devem estar disponíveis para qualquer um na rede, independentemente da localização física do recurso e do usuário, esse último sendo chamado também de host.
Como segundo objetivo, temos a necessidade de uma alta confiabilidade, tendo-se fontes de suprimento alternativas. Isto significa, por exemplo, que todos os arquivos existentes em uma rede poderiam ser vistos em quantas máquinas quiséssemos, de maneira que, se uma delas apresentasse algum problema de hardware, as outras cópias poderiam ser usadas.
Um terceiro objetivo é a economia, uma vez que computadores de pequeno porte, os mais utilizados atualmente na construção de modelos de redes, têm uma relação custo/desempenho muito melhor do que os computadores de grande porte. Isto se explica pelo fato de que um mainframe, apesar de ser aproximadamente dez vezes mais rápido do que o mais rápido microprocessador de um chip, custa muitas vezes mais.