República Velha
República velha nada mais é do que a primeira república brasileira, iniciada por Marechal Deodoro da Fonseca, foi nomeada pela oposição a “Republica Nova” república de Getúlio Vargas. República velha durou da Proclamação da República em 15/11/1889 até 1930 na revolução de 30. Onde teve 13 presidentes cujo último foi Washington Luís.
A República Velha iniciou-se quando Marechal Deodoro da Fonseca tira o rei Don Pedro II Proclamando a República em 15 de novembro de 1889 este então era chamada a República da Espada onde o Exército estava no poder. Marechal Deodóro da Fonseca fica no poder por um ano e 3 meses e depois renuncia dando o lugar a Floriano Peixoto onde ficou no poder inconstitucionalmente por aproximadamente 3 anos, este até tentou ficar mais tempo no poder com apoio público, chegou até mesmo a zerar o imposto da carne porém mesmo assim não teve apoio público. (Floriano Peixoto este que deu origem ao nome de Florianópolis antiga Desterro após algumas revoltas)
Eis que então se inicia a segunda etapa da república velha onde o primeiro presidente civil Prudente Moraes assume o poder e fica então conhecido como República Oligárquica até 1930. Foi caracterizada com esse nome, pois este era mesmo o que o nome derivado do grego diz “Governo de Poucos”. Oligarquias são quando pequenos grupos (Elite) controla a política social e econômica a benefício de si.
Pois bem, este nome foi dado, pois na época havia a política do café com leite, onde São Paulo representado pelos principais produtores de café e Minas Gerais os maiores produtores de leite, tinham em comum acordo a eleição de presidentes elegidos de forma revezada.
Não foi de imediato que os militares da Proclamação da República saíram do poder, somente depois da morte de Floriano Peixoto e do assassinato de Prudente Morais. Então os militares só voltam ao poder de novo em 1910 com o governo de Hermes da Fonseca. Por isso pode-se afirmar que a República Oligárquica só começou