Raiz
A raiz é imprescindível à planta, haja vista que além de fixar ela absorve do solo os nutrientes necessários à sobrevivência do vegetal. Porém há outra função importante que é fazer reserva de nutrientes, como no caso dos tubérculos.
Nos vegetais sem sementes (as HYPERLINK "http://www.infoescola.com/biologia/pteridofitas-pteridophyta/" pteridófitas) as raízes se desenvolvem ainda nos primeiros estágios do crescimento do esporófito. Já nos vegetais com sementes (as HYPERLINK "http://www.infoescola.com/plantas/divisao-spermatophyta/" espermatófitas) as raízes tem origem ainda no embrião. Neste último caso, a radícula é o primeiro órgão a se desenvolver no instante em que há a germinação da semente. Porém esta radícula trilha caminhos diferentes quando trata-se de Monocotiledôneas e Dicotiledôneas.
Origem das raízes A origem da raiz principal de um vegetal superior é uma pequena região do embrião contido na semente: a radícula..As raízes laterais, por sua vez, se originam da raíz principal ou de outra raiz já existente.
Há casos, contudo em que uma raiz se origina de um outro órgão como o caule e a folha. Nestes casos as raízes são chamadas de adventícias.
Regiões da raiz
Examinando uma raiz de cima para baixo, podemos distinguir diversas zonas, que são:
Colo- região de transição entre raiz e o caule
Zona Suberosa ou de Ramificação- É a zona mais velha, impermeável, de onde nascem as raízes laterais.
Zona Pilífera ou de Absorção- A epiderme cheia de pelos aumenta a superfície de contato com o solo, favorecendo a absorção.
Zona Lisa- é responsável pelo crescimento primário da raiz. Na sua extremidade estão os meristemas.
Coifa ou Caliptra- Estrutura que recobre a ponta da raiz protegendo-a enquanto abre caminho pelo solo.
Ampliação da Zona Lisa e da Coifa
A zona lisa, ou meristemática se divide em três regiões:
Região de maturação- Nesta região as células que pararam de se dividir se tornam adultas.
Região de distenção-