República da Singapura
(Republik Singapura em Malaio)
Bandeira Brasão
Geografia (Geografi em Malaio)
Singapura é um país muito pequeno, mais pequeno que Lisboa, com uma área total de 697,1 quilómetros quadrados, equivalente a 0,000136 da área total do mundo. Situada no sudoeste asiático, localizada entre a Malásia e a Indonésia é constituída por 63 ilhas, como ilha principal a ilha de Singapura. A sua capital é a zona central de Singapura e tem como língua nacional o Malaio mas como língua mais falada o Inglês.
História (Kisah em Malaio)
Singapura foi sempre uma parte de diversos impérios locais desde que foi habitada no século II d.C. A Singapura moderna foi fundada como um posto comercial da Companhia das Índias Orientais por Sir Stamford Raffles em 1819 com a permissão do Sultanato de Johor. Os britânicos obtiveram a soberania completa da ilha em 1824 e a cidade se tornou um dos Estabelecimentos dos Estreitos britânicos em 1826. Singapura foi ocupada pelo Império do Japão na Segunda Guerra Mundial e voltou ao domínio britânico após a guerra. Tornou-se autogovernada internamente em 1959.
Economia (Ekonomi em Malaio)
Desde então, teve um aumento maciço em termos de riqueza e é um dos quatro Tigres Asiáticos*. A economia depende fortemente da indústria e dos serviços. O país é um líder mundial em diversas áreas: é o quarto principal centro financeiro do mundo, o segundo maior mercado de jogos de casino e o terceiro maior centro de refinação de petróleo do mundo. O porto da cidade é um dos cinco portos mais movimentados do mundo. O país é o lar do maior número de famílias milionárias em dólares per capita* do planeta. O Banco Mundial considera a cidade como o melhor lugar no mundo para se fazer negócios. O país tem o terceiro maior PIB per capita por paridade do poder de compra do mundo, tornando Singapura um dos países mais ricos do planeta.
Política (Politik em Malaio)
A Singapura é uma democracia parlamentar tendo como