calazar
A transmissão da doença se verifica por meio da picada de um mosquito da espécie Phlebotomus intermedius, popularmente conhecido como mosquito palha. É uma doença que costuma se desenvolver em cães, podendo ser transmitida ao homem.Comprometendo os órgãos viscerais, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea. O Calazar costuma se propagar nas regiões rurais, sendo comum no nordeste brasileiro.
Ao picar o homem sadio, o mosquito inocula formas promastigotas, que são englobadas pelos macrófagos, transformando no seu interior nas formas amastigotas, que logo passam a se reproduzir ativamente. Estes macrófagos levam o Calazar, através do sangue, para o fígado, baço e medula óssea, produzindo graves lesões. A pessoa infectada passa a se sentir febril, cansado, nota um aumento de volume em seu fígado e seu baço, com a evolução da doença surge anemia, hemorragias nasais, gengivais e intestinais, queda dos cabelos entre outros sintomas e sinais. A morte poderá sobrevir por distúrbios respiratórios, circulatórios, etc.
O Calazar faz cerca de 500.000 vítimas a cada ano, afetando principalmente a Índia, África, Brasil e alguns países do mediterrâneo.
Para prevenir o Calazar é necessário combater ao inseto adulto e aos criadouros, com inseticidas, o uso de telas nas janelas, o uso de repelentes para impedir as picadas do mosquito palha e o principal é evitar circular em ambientes de mata fechada. Lembrando sempre que essa doença é visceral, o que implica no agravamento do quadro quando os sintomas não são diagnosticados precocemente.
Sendo de suma importância o tratamento do indivíduo doente o qual é feito a base de remédios prescritos por um médico especialista na área que com os recursos adequados