Republica Velha
Nome: Guilherme Theisen
Nº 15 T: 301
Professor: Marcos
Lajeado, 29 de Setembro de 2008
Introdução
O Brasil cresceu em alguns aspectos na republica velha, deu os primeiros passos para o desenvolvimento e industrialização de sua economia, porem a política oligárquica ofereceu vários obstáculos para que isso ocorresse.
A população brasileira aumentou muito, passando de 14 milhões para 33 milhões de habitantes. Havia muita mão-de-obra e em conseqüência os trabalhadores eram explorados pelos donos de indústrias. Os trabalhadores eram a base da sociedade na republica velha.
Na republica velha, a política funcionava através de troca de favor. Poucos votavam naquela época. Com a implantação da republica, foi extinto o voto censitário (baseado na renda), e passando a votar os brasileiros acima de 21 anos, sendo ainda excluídos os analfabetos, padres, soldados e mulheres. O voto era aberto, onde havia muita interferência dos lideres políticos, que manipulavam as pessoas.
As revoltas que ocorriam eram duramente combatidas pelo governo que temia que seu interesse fosse comprometido por idéias revolucionarias da população que buscava uma vida mais digna.
Governo de Deodoro:
Após a vitoria do movimento Republicano, foi instituido um governo provisório, chefiado por Deodoro, que foi de 1889 à 1891. Durante o governo provisório, foi decretada a separação entre Estado e Igreja, a concessão de nacionalidade a todos os imigrantes residentes no Brasil, a nomeação de governadores para as províncias que se transformaram em estados e a criação da bandeira nacional com o lema positivista, "ordem e progresso". A Família Real foi banida do Brasil, podendo retornar apenas em 1922.
O governo provisório terminou com a promulgação, em 24 de fevereiro de 1891, da primeira constituição republicana do Brasil. Passando, a partir daquele dia, Deodoro a ser